27 de fev. de 2009

Quer jogar UNO?

UNO® é um jogo de cartas mundilamente famoso da Mattel. Sua jogabilidade é muito boa, o que com certeza vai lhe garantir muita diversão.

Participantes:

UNO® é recomendado para crianças e adultos a partir de 7 anos de idade e número de jogadores pode variar entre 2 e 10 pessoas.

Baralho:

Para jogar UNO® é necessário comprar um baralho próprio para o jogo. Este baralho é composto por 108 cartas, sendo:

UNO

  • 19 cartas azuis - de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes - de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas - de 0 a 9;
  • 8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
  • 8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
  • 4 cartas “Muda de cor”;
  • 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”
Objetivo:

Ser o primeiro jogador a fazer 500 pontos. Para fazer pontos, você deve livrar-se o quanto antes de todas as cartas da sua mão e usar as cartas de ação para evitar que os adversários façam o mesmo. A quantidade de pontos que você ganha é a soma dos números das cartas dos oponentes.

Como jogar UNO®?

Para decidir quem começa, cada jogador recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo.

Depois as cartas são embaralhadas e cada jogador recebe 7 cartas.

O jogador que ficar à esquerda de quem distribuiu as cartas começa a partida e o jogo segue no sentigo horário.

As cartas que restaram são viradas para baixo e formam a pilha de compras. A primeira carta desse monte é virada para cima numa pilha ao lado - a pilha de descarte.

UNO

Cada jogador deve jogar uma carta que seja da mesma cor, que tenha o mesmo símbolo/número da carta virada na pilha de descarte ou uma carta de ação do tipo “Muda de cor”/”Muda de cor e compra 4 cartas”. Caso não tenha nenhuma carta que satisfaça essas condições, o jogador deverá comprar uma carta da pilha de compras e, se a carta for jogável, ele pode escolher por jogar ou colocar ela em sua mão. Um jogador pode optar por não jogar uma carta jogável da sua mão, entretanto deverá comprar uma carta. Caso decida jogar, deverá jogar a carta recém comprada.

Quando o jogador ficar com apenas uma carta, ele deverá falar “UNO”. Caso ele não fale e outro jogador note, então aquele jogador deverá comprar duas cartas.

As cartas de ação modificam essa ordem natural e devem ser usadas estratégicamente.

Cartas de Ação:
“Compra duas cartas”

O próximo jogador deve comprar duas cartas e perde o seu turno. Algumas pessoas joga com a regra cumulativa, ou seja, caso o jogador que foi afetado tiver outra carta “Comprar duas cartas”, ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá comprar quatro cartas e assim por diante.

“Salta” O próximo jogador perde o seu turno.
“Inverte” A ordem é invertida de horária para anti-horária e vice-versa.
“Muda de cor” O jogador escolhe uma cor e o próximo a jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida.
“Muda de cor e compra 4″  Parecida com a “Muda de cor”, só que o próximo jogador deverá comprar 4 cartas e perde o seu turno. Essa carta só pode ser jogada se o jogador não tiver nenhuma carta da mesma cor da carta da pilha de descarte.

Se a pessoa afetada pela carta achar que quem a jogou está “blefando”(ou seja, tem uma ou mais cartas da mesma cor da pilha de descarte), o jogador deverá mostrar sua mão. Caso seja confirmado o blefe, o jogador da “Muda de cor e compra 4″ deverá comprar 4 cartas de punição. Caso contrário, o jogadador afetado primeiramente deverá comprar 6 cartas(4 originalmente da carta e mais 2 de punição).

Pontuação:

O primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas ganha uma quantidade de pontos igual a soma das cartas de seus adversários. As cartas tem a seguinte pontuação:

  • Cartas com números de 0 à 9 : Valor da carta.
  • “Compre duas cartas” : 20 pontos;
  • “Salta” : 20 pontos;
  • “Inverte” : 20 pontos;
  • “Muda de cor” : 50 pontos;
  • “Muda de cor e compra 4 cartas” : 50 pontos;
Aviso:

Este é um guia não-oficial de como jogar UNO® e baseado na regras do jogo em Inglês. Portanto é possível que existam diferenças entre as regras e nomes oficiais e estas aqui apresentadas.

UNO® é copyright Mattel, Inc.

11 comentários:

Filipe disse...

bah joguei uno horrores na minha vida...e ainda jogo... e antes jogava "mau-mau" é igualzinho só que com cartas normais...
ps. o "7" é compra duas e n joga...e o "A" é o que pula... de resto n lembro hehehehe

Bruna Milhoretto disse...

eu nunca joguei UNO :(

Vivi disse...

Eu também nunca joguei uno, parece bem legal, apesar de eu ainda ter que ler essas regras mil vezes para entender tudo, é que eu odeio números e matemática.....Beijãoooo

Unknown disse...

pq tu postou as regras do uno? o.O
djvhidufhisud
é legal :P

ϟPierre Mottaϟ disse...

Uno é trii *--*
e blog ta foda o/

Maurício Costa disse...

Uno? Acho que nunca joguei com esse nome, mas cansei de jogar com o nome de "Mau-mau". Sabe lá Deus porque tinha esse nome, mas era o nome que eu conhecia! =P

Forte abraço, camarada.

Daniel Braga disse...

Sempre joguei como Mau-Mau.. até que quando entrei no 2º grau conheci com o nome de Uno.. mas são ótimos jogos. Independente do nome. HAha Beijão.

E. F. Maston disse...

Uno, demasiadamente viciante. Consegui me livrar sem apoio psicologico, aê! palmas pra mim

Anônimo disse...

ou,não quero saber somente as regras tmb quero jogar !
coloca ai pra nos depois das regras ia ficar bem legal!
no caso saberiamos as regras e logo depois brincariamos!
vlw!
espero que atendem meu 'pedido'

Unknown disse...

muito bom jogar uno dos meus idolos favoritos eu amei xau bjks e um grande e especial beijos para o nik

jessica disse...

parabens fikou otimo o urbanous nao achei nenhum defeito ta e tabem fikou bonito legal pq sempre em alguma coisa tem algum defeito ne mas nao o seu esta bom sem nenhum parabens!!!
(:

Postar um comentário

O Sou o dono de minhas ideias, dos meus pensamentos e sou dono deste blog, este blog conta a minha historias do meu ponto de vista, falando sobre o qual é a opinião fazendo pensar no que acontece na vida de um adolescente urbano. Se você não esta de acordo com o que meu blog fala aperte alt+F4 e seja feliz.

Na minha opinião é Imoral falar de situações e não citar pessoas, e a minha opinião é expressa do meu ponto de vista. essa é minha forma de escrever e ninguem tem direito de mudar isso.

Se você passasse por essa situação como VOCÊ agiria?
Não quero criticas quero conselhos :D

Urbanous